φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός

A NATUREZA E O TEMPO (OU O MUNDO)


l retornar l





sobre o autor/ contato

CURRÍCULO

FAU USP



espiral da sensibilidade e do conhecimento, http://espiral.fau.usp.br/



Bactris hirta Mart. [as Bactris unaensis Barb. Rodr.].
Barbosa Rodrigues, J..Sertum palmarum brasiliensium, vol. 2: t. 17 (1903)

Disponível em http://plantillustrations.org/illustration.php?id_illustration=59667
Acesso em 14/01/2016.


BREVE APRESENTAÇÃO
Euler Sandeville Jr.
Professor Associado da Universidade de São Paulo
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - graduação e pós-graduação (11 3091-4544)
CIÊNCIA AMBIENTAL - Programa de Pós-Graduação do Instituto Energia e Ambiente

Sinta-se à vontade para entrar em contato, preenchendo o um dos formulários indicados no linque contato na primeira página deste sítio.

LINHAS DE PESQUISA
  • A NATUREZA E O TEMPO (O MUNDO). POÉTICAS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E DA PAISAGEM, voltada para estudos de história cultural da natureza, da paisagem e do paisagismo, relacionando arte em suas diversas linguagens, cultura em seu sentido antropológico e a construção contraditória do espaço vivido em que se inserem. Em 2016 inicia um módulo denominado A NATUREZA E O TEMPO que inspira este sítio.

  • PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, desenvolvida a partir do conceito de paisagem como experiência partilhada e construção social do espaço, e da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, prioriza processos colaborativos e participantes de ensino, criação, gestão e pesquisa, tendo como foco a paisagem, desenvolvida integrando integrando e organizando com a comunidade disciplinas de graduação, pós-graduação e oficinas livres, gerando o Programa Universidade Livre e Colaborativa em Perus, desde 2011. Em 2015 tem como prioridade os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem.

FORMAÇÃO
  • LIVRE DOCENTE PELA FACULDADE DE ARQUITETURA E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2011, Paisagens Partilhadas).
  • MESTRADO E DOUTORADO EM ESTRUTURAS AMBIENTAIS URBANAS pela Faculdade de Arquitetura e Universidade de São Paulo (1993, A Herança da Paisagem; 1999, As Sombras da Floresta. Vegetação, Paisagem e Cultura no Brasil),
  • pós-graduação em ECOLOGIA (USTJ, 1996),
  • graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981),
  • graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela Faculdade de Belas Artes (1984),

INSERÇÃO INSTITUCIONAL
  • É professor da FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP na graduação e pós-graduação desde 2001 e na pós-graduação do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP (2003-2016).
    Criou e coordenou o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016) e o Grupo de Pesquisa (FAU USP/CNPQ) PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL e membro do Grupo de Pesquisa PAISAGEM, CIDADE, HISTORIA (FFLCH USP).
  • Foi Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU.USP e foi Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP - 2006 a 2010).
  • Foi Assistente Técnico da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, PMSP (1989-1992), foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da EESC USP, São Carlos, atuou em escritório próprio com projetos premiados e livros publicados, foi professor universitário em cursos de Arquitetura e Urbanismo da graduação da Universidade Braz Cubas, Uniban, FMU, FAAP, Unisantos e de Administração Hoteleira na graduação e pós-graduação da Unibero.
  • Trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros, Faculdades de Arquitetura, na Secretaria de Cultura e na Secretaria de Habitação de São Paulo.



http://anaturezaetempo.net.br
uma proposta de euler sandeville