φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός

A NATUREZA E O TEMPO (O MUNDO)


l retornar l





atualizações do sítio
atualize as páginas para certificar-se de carregar a última versão


Bactris hirta Mart. [as Bactris unaensis Barb. Rodr.].
Barbosa Rodrigues, J..Sertum palmarum brasiliensium, vol. 2: t. 17 (1903)

Disponível em http://plantillustrations.org/illustration.php?id_illustration=59667
Acesso em 14/01/2016.




TODAS AS ATUALIZAÇÕES DESDE 13/01/2016


02/04/2017 Disponibilizado na seção Mundos Modernos o meu texto SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Visões artísticas da cidade e a gênese da paisagem contemporânea. Encontro Nacional de Antropologia e Performance/USP, São Paulo, 2011. Anais do Encontro Nacional de Antropologia e Performance. São Paulo: Napedra/FFLCH/USP, 2012. Importante porque percorre na gênese da paisagem até os modernistas. Acrescentada como foto da seção Mundos Modernos do manifesto futurista de Azari, La flora futurista ed equivalenti plastici di odori artificiali (1924), ao lado das já existentes, completando a ideia de apresentação da seção.

26/03/2017 atualizado o nome das divisões principais do sítio: cronos (periodizações) a aurora na neblina mundos antigos (Antiguidade Oriental, Mediterrânea, Antiguidade Tardia, Alta Idade Média) nova antiguidade (baixa idade média e idade moderna) mundos modernos (de meados do século 19 a meados do século 20) depois do fim do mundo (depois de 1945) Brasis. Desdobrado com as fotos que indicam o período mundos modernos (cuja página foi aberta) e nova antiguidade (corrigida as fotos, ainda será retrabalhada). Decorre do amadurecimento das indagações sobre periodização, e a necessidade de colocá-las em questão, sem perder a relação crítica com o recurso, além de favorecer a organização do conteúdo didático. Leia na seção cronos sobre a periodização.

14/02 a 07/03/2017as alterações indicadas abaixo na sequência, logo após as observações iniciais depois de nove meses sem atualizar conteúdos:
Depois de nove meses (17/06/2016) em que não foi possível atualizar o sítio, a perspectiva de nova inserção institucional trouxe uma retomada deste trabalho. O sítio, que vinha despertando um crescente interesse, com mais de 4.000 visualizações nos primeiros meses, ficou estagnado. Na atualização de 15/05/16 já se via a dificuldade institucional, que desanimava e dificultava o investimento neste tipo de trabalho. A verdade é que o esforço de conceber, produzir conteúdos e ensaios, e postar este sítio, é um esforço que deve se dividir entre a docência, participação em atividaes administrativas e de orientação, publicação em revistas que integram o sistema de certificação acadêmica. Obviamente, isso duplica o esforço docente, tornando inviável a produção textual tão ampla, pela razão de nossa própria finitude. Vai aqui sim um lamento do excesso desse sistema, que dificulta e até mesmo impede outros projetos, outras inguagens e formas de expressão e compartilhar. Também a fácil cópia de conteúdos na internet, sem uma cultura de respeito ao trabalho, na verdade reforçando uma cultura da pressa e da cópia, por vezes coloca alguns problemas ao compartilhar na rede fora dos sistemas certificados o trabalho acadêmico original e criativo. Desse modo, os primeiros meses, de dezembro de 2015 (o sítio foi criado a 13/01/16) foi de concepção da pesquisa, o que se deu no próprio processo de construção do conteúdo, como se propunha. Mas, a partir de maio, o que tivemos foram apenas atualizações da definição da pesquisa em junho, ajustando seu enunciado mais do que traduzindo em avanços da construção em tempo real de conteúdo. Expressam esse contínuo tatear do tema que é próprio da investigação intelectual. Obviamente houve avanços de conteúdo desde maio, sobretudo no que se refere a estudos da Antiguidade e da Idade Média (porém disso não resultou um conteúdo passível de ser traduzido neste momento neste sítio) e, já neste ano, em uma retomada dos estudos das representações do Brasil na organização de um curso de pós-graduação oferecido neste primeiro semestre de 2017. O que se faz agora é revisitar esse trabalho para se considerar como avançar nessa relação da pesquisa com o ambiente virtual.

Por hora, foi feita uma revisão do texto "A Natureza e o Mundo" (que passou a chamar-se "Visões da Natureza e do Mundo") que expressa esta proposta em contínua construção.O linque do texto "BREVE ADVERTÊNCIA SOBRE OS PERÍODOS QUE ORGANIZAM A NAVEGAÇÃO NESTE SÍTIO E SUAS DATAÇÕES DE REFERÊNCIA" foi movido para cronos, apenas com pequenas atualizações. Também o texto "Aviso aos navegantes" foi inteiramente reformulado e embora este título permaneça não é mais o mesmo texto. Em decorrência, foram eliminados os textos antigos aqui indicados e também foi eliminado o texto "Sobre este domínio". Foi inserida citação a Hannah Arendt na página inicial. Foram criados novos linques, para o grupo de estudos e disciplinas de pós, já com conteúdo. A de graduação em breve se espera disponibilizar. Serão apenas as disciplinas mais diretamente ligadas à linha de Pesquisa em História da Cultura e da Paisagem, as demais não serão disponibilizadas aqui. Também foi criada uma nova seção, "apoio didático" com acesso pela primeira página, no momento com duas opções: "paisagem e ambiente" e "representações do Brasil".


17/06/2016 Atualizado o texto "A Natureza e o Tempo (o Mundo). Poéticas, Práticas e Representações da Natureza e da Paisagem, da Vida e da Morte - Apresentação da Pesquisa". Além de reintroduzir no título a problemática da vida e da morte presentes desde a origem desta pesquisa, a criação do grupo de pesquisa NATUREZA, ARTE E PAISAGEM na base de grupos do CNPQ exigiu alguma atualização do texto de apresentação da pesquisa e deste sítio.

17/06/2016 Atualizado o texto "A Natureza e o Tempo (o Mundo). Poéticas, Práticas e Representações da Natureza e da Paisagem - Apresentação da Pesquisa".

01/06/2016 Foram atualizados em detalhes referentes à nomenclatura da pesquisa os artigos "A natureza e o mundo", "A Natureza e o Tempo (o Mundo). Poéticas, Práticas e Representações da Natureza e da Paisagem", "Aviso aos navegantes". O artigo "A Natureza e o Tempo (o Mundo). Poéticas, Práticas e Representações da Natureza e da Paisagem" recebeu este novo nome e teve alguns pequenos ajustes de conteúdo para atualizar o amadurecimento da proposta.

14/05/2016 Foi retirado o artigo "ENSAIO CONTEMPORÂNEO DA NATUREZA. PENSANDO ALGUMAS QUESTÕES NA FRONTEIRA" para ser adequado e enviado para publicação por vias convencionais. A proposta de publicar os conteúdos de pesquisa diretamente neste sítio fragiliza as demandas sobre o docente pelos parâmetros produtivistas vigentes. Em decorrência, um conteúdo que poderia ser disponibilizado de imediato e escrito com a liberdade do pensamento, deve ser reduzido aos parâmetros vigentes nos periódicos científicos e sua publicação pode ocorrer em até 2 anos. Essa pressão limita a espontaneidade da produção e do debate, e faz lembrar a "escola do luto" a que se refere Edgar Morin. Com isso, os conteúdos deste sítio terão de ser construídos sob outra perspectiva, tensão que já havia anotado no texto de apresentação. Ainda assim, procurarei atualizar conteúdos de pesquisa e artigos já disponíveis, mas uma mudança na forma de trabalhar não pode ser contornada. O conhecimento exige liberdade e debate, mas está sendo normatizado e contabilizado. Foi criado também o grupo de estudos desta pesquisa, aberto a eventuais interessados, cujo linque está na primeira página.

20/04/2016 Corrigidos erros de digitação identificados no conteúdo das seções acessadas na barra de navegação à esquerda. Foi colocado em todos os artigos o novo modelo de citação e indicações sobre a licença de uso, mas não foram corrigidos ainda eventuais erros de digitação. Foi inserido em todas as páginas do sítio o marcador de visitação, a fim de que todos os acessos sejam registrados. A seção "eu creio" foi movida para um sítio independente deste e linkado através do logo . A Licença de Uso/ Política de Direitos Autorais teve o texto atualizado, mantendo-se as mesmas condições vigentes.

11/04/2016 Suprimida a seção "a natureza e o unicórnio" e os conteúdos movidos para este menu. Criado formulários para contato e cadastro. Texto "Breve advertência sobre os períodos que organizam a navegação neste sítio e suas datações de referência" movido da seção "cronos" para o menu esquerdo da página de abertura. Foram deixados semelhantes o título em todas as páginas (inicialmente se pretendia um jogo de significados com isso, que foi superado pelos avanços no sítio). Foi disponibilizada a seção "natureza e cultura no Brasil" com um primeiro ensaio -"A paisagem natural tropical e sua apropriação para o turismo", um capítulo que escrevi para o livro (Turismo e Paisagem, 2001, editado por Eduardo Yázigi).

30/03/2016 O artigo "Ensaio contemporâneo da natureza. Pensando algumas questões na fronteira" foi mais uma vez bastante atualizado, incluindo novas considerações e informações recentes em sua última parte.

29/03/2016 O artigo "Consideração Inicial (heterodoxa?)" foi movido da primeira página para a seção "A Natureza e o Unicórnio", com o nome "Aviso aos navegantes".

28/03/2016 Anotações da página inicial deram lugar ao artigo "Consideração Inicial (heterodoxa?)" e o artigo "Ensaio contemporâneo da natureza. Pensando algumas questões", renomeado "Ensaio contemporâneo da natureza. Pensando algumas questões na fronteira" foi profundamente atualizado incluindo desdobramento a partir de notícia publicada três dias após a disponibilização do ensaio.

23/03/2016 Disponibilizado novo ensaio em "culturas contemporâneas": "Ensaio contemporâneo da natureza. Pensando algumas questões".

21/03/2016 Visando a melhor distribuição dos conteúdos do sítio, o artigo "A PESQUISA E O MUNDO" foi movido para a seção "culturas contemporâneas", com novo nome: UM MUNDO AO ACASO. O texto permaneceu o mesmo na data dessa mudança, apenas retirando-se o material no final do artigo que repetia conteúdos da apresentação da pesquisa. Foram feitas revisões menores no artigo A PESQUISA, APRESENTAÇÃO na seção de apresentação, em virtude da transferência de seção do artigo acima. Na página CREIO, informações pessoais do autor, foi introduzido Salmo que apresenta uma perspectiva bíblica da criação, a vista do tema deste sítio. A seção "o unicórnio e o mamute" passou a "a natureza e o unicórnio" para realçar que esta primeira parte apresenta intenções do trabalho.

18/03/2016 Artigo da página de abertura, que demarca a problematização do sítio, foi movido para seção de conceituação, que passou a chamar-se O UNICÓRNIO E O MAMUTE, com pequena mudança em seu título que passa a ser "A natureza e o tempo, considerações iniciais" (sem alterações no texto). Novos artigos foram incluídos em "O Unicórnio e o Mamute" ("A Natureza no Mundo") e em "Cronos" ("Breve advertência sobre os períodos que organizam a navegação neste sítio e suas datações de referência"). A seção atualização do sítio retornou ao menu lateral e foi inserida uma seção "Bibliografia Citada" no mesmo menu, onde também foi criada a seção "Sobre o Sítio", apresentando sua proposta.

14/03/2016 Criada a página de abertura da seção Mundos Modernos e introduzido o artigo "455557686971727477899601081215, código de barras da cultura" na seção Cultura Contemporânea.

12/03/2016 Feitas pequenas correções e inserida citação na abertura de A Aurora e o Mundo, mudado o título de Antiguidade para Mundo Antigo, transferido do rodapé para a parte superior da página de abertura do sítio o marcador de visitas introduzindo junto uma previsão do que estará sendo atualizado proximamente.

10/03/2016 Introduzido texto "A pesquisa e o mundo" na seção "Apresentação" que passou a chamar "conceito & método".

09/03/2016 Substituída imagem de abertura por Caspar David Friedrich (1774-1840), Caminhante Sobre o Mar de Névoa, que melhor se coaduna com o propósito do sítio e por haver dúvida sobre direito da imagem anterior embora não constasse restrição na fonte utilizada.

07/03/2016 Publicado artigo O BISÃO NA CAVERNA (A AURORA NA NEBLINA - ARTEFATOS E ARTIFÍCIOS) na seção "A Aurora na Neblina" apresentando a seção. Inserido na seção "Atualizações do sítio" a bibliografia citada nos artigos de minha autoria e na seção "sobre, contato" atualizadas as condições para contato, bem como inserido uma página sobre minhas convicções pessoais. Foram melhor definidas as seções agora chamadas antiguidade e modernidade (esta abrangendo do século XIV à primeira metade do século XX), embora sem colocar conteúdos. Criada a seção que indica leituras e estudos na Bíblia e minhas convicções pessoais.

05/03/2016 Publicação do texto A TERRA AZUL...QUE MUNDO É ESSE? abrindo a seção "cultura contemporânea". Supressão da seção "cadastre-se...", redefinindo a seção "sobre, contato" (com novo nome) disponibilizado nessa seção e-mail de contato. Mudada a foto de abertura da seção "a aurora na neblina". Na seção " atualizações do sítio " foi incluída a possibilidade de acompanhar os principais artigos que vão sendo concebidos para este sítio, lembrando que entretanto, o conjunto de imagens e páginas é também uma forma e opção narrativa sensível deste sítio.

17/02/2016 Publicação do texto A NATUREZA E O TEMPO, PROBLEMAS INICIAIS (UMA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA) na página de abertura do sítio. Criação e planejamento de uma nova seção, A Aurora na Neblina. Criação da seção cadastre-se/contato. Introdução de linques nas notas de fim favorecendo sua leitura juntamente com o texto.

30/01/2016 atualizado o título da pesquisa nas diversas seções já disponibilizadas a partir de um jogo com as palavras do título - Natureza, Tempo, Mundo - em cada seção. Aberta a página de apresentação da seção kosmos, ainda por definir conteúdo inicial que deverá mostrar algumas representações do mundo em diferentes épocas e, quiçá, significados dessa palavra (no que fugiremos da noção grega e astronômica, para o sentido de mundo, em muitas de suas possibilidades). Não por acaso, a seção ao ser acessada não é identificada pela palavra grega do linque inicial, mas como mundos, estabelecendo as imagens jogos de significados que ultrapassam a cosmologia, para seus sentidos culturais, teológicos, existenciais, político-regionais.

22/01/2016 atualização na imagem de abertura e distribuição de conteúdos em "tempos", que passa a chamar-se "cronos".

20/01/2016 aberta seção apoio didático com primeiro conteúdo (paisagem e ambiente); modificadas as categorias da abertura da seção tempos, diagramação da seção sobre.

14/01/2016 atualizado o artigo introdutório "natureza, tempo e mundo", em apresentação, introdução de imagem na página desta seção; atualização da imagem em tempos, ajustes no layout e html do sítio.

13/01/2016 Criação do domínio A Natureza e o Tempo. Direcionamento de A Natureza e o Mundo para o novo domínio A Natureza e o Tempo, e disponibilização das páginas iniciais on line.

06/01/2016 Criação do domínio A Natureza e o Mundo, com primeiros conteúdos.




http://anaturezaeotempo.net.br
uma proposta de euler sandeville