apresentação

apresentação
Euler Sandeville Jr. (junho 2018)

Logo de A Natureza e o Tempo (o Mundo). Código de barras da cultura, criação Euler Sandeville (2007). Folha de palmeira, foto de Euler Sandeville, 2010.

Como pesquisador, intelectual e professor, tenho mantido duas linhas de estudos e de ação que se relacionam profundamente e em alguns momentos chegam a estar indissociavelmente imbricadas. Foram formuladas nesses termos a partir da constituição, sob minha coordenação, do Núcleo de Estudos da Paisagem entre 2001 e 2003, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. São essas linhas:

Paisagem, Cultura e Participação Social: Processos Colaborativos de Construção de Conhecimentos, Ações Educativas e Políticas Públicas (veja em http://nep.arq.br/↑) e

Arte, Natureza e Cidade. Estudos em História da Cultura e da Paisagem: , à qual se vincula mais diretamente o projeto A Natureza e o Tempo (o Mundo).

Essa definição em duas linhas decorre e implica, no geral (nem sempre), em procedimentos bastante distintos, na medida em que, enquanto uma tem como chave os processos colaborativos de entendimento e transformação, a outra tem nos métodos dos estudos históricos a chave. Um exemplo onde esses procedimentos se encontram pode ser quando trabalhamos com memórias do vivido e com processos recentes ou ainda em curso, ou a contribuição que os estudos históricos trazem para a compreensão crítica de fenômenos em curso observados em uma duração maior.

Os estudos reunidos na linha Arte, Natureza e Cidade. História da Cultura e da Paisagem: Representações e Poéticas remontam a 1980 (logo se terão passado 40 anos!). Isso me permitiu um longo experimentar e exercitar, um contínuo amadurecer. De início, com questões mais afetas às artes, à arquitetura e ao paisagismo, daí também a paisagem. Progressivamente, fui ampliando o interesse, movido pelos próprios objetos de estudo e pela indagação do espaço social, inserindo-os em uma problematização histórica da natureza, da cultura e da sociedade, e em uma reflexão sobre a própria história como área de indagação. Com isso a distinção inicial entre esferas públicas e da intimidade foram relativizando-se, imbricadas na construção do espaço social e das práticas e formas de convívio e construção de valores. A continuidade da paisagem, como experiência e como “fato geográfico”, não obriga a segmentar o indoors do espaço aberto; ao contrário, ainda mais se tratando de cultura, deve reconhecê-los e elaborá-los, ao invés de dissociá-los.

A proposta que alimenta A Natureza e o Tempo (o Mundo) foi concebida como síntese desse percurso, e como vontade de ampliá-lo, incluindo uma duração cada vez maior para o entendimento dos fenômenos a partir de ensaios temáticos e de elaboração de panorâmicas em que possam inserir-se, atravessando as periodizações tradicionais. Isso permitiu por vezes perceber o mesmo objeto (processo, série documental) em diferentes temporalidades e territorialidades. Estes estudos de história da cultura problematizam a natureza e a construção do espaço habitado considerando as relações entre as artes, a cultura, as paisagens, o comportamento. Os ensaios inserem-se em uma perspectiva de longa duração convergindo na reflexão sobre nossa condição contemporânea.

 


como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. “Apresentação”. A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, 2018 (junho). Disponível em https://anaturezaeotempo.net.br/2018/06/23/apresentacao-2/ acesso em DIA/MÊS/ANO.

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize dia, mês, ano da visita ao sítio)]


núcleo de estudos da paisagem
a natureza e o tempo (o mundo)
um projeto de euler sandeville

 

 

Licença de Uso↑

Entre em contado conosco↑

Como citar material deste sítio?↑

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s