ENSINO
graduação
pós-graduação
+cursos
publicações
apoio
LINHA DE PESQUISA DOCENTE EM HISTÓRIA DA CULTURA E DA PAISAGEM
ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO FAU USP
AUP5871 - REPRESENTAÇÕES DA PAISAGEM BRASILEIRA: NATUREZA, ARTE E CULTURA 2023
TEMA 2023: UM NOVO MUNDO POR DESCOBRIR
Professor Responsável. Euler Sandeville Junior
Palestrantes convidados: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Solange de Aragão, Gabriel Fernandes.
Período: 17/03/2023 a 14/07/2023 (15 semanas)
A disciplina será integralmente oferecida em modo remoto síncrono
apresentação da proposta da disciplina
Bibliografia específica ↑
Programa registrado no sistema Janus (Objetivo, Justificativa, Biblio etc.) ↑
(Todos os linques a seguir abrem em nova janela)
informações sobre inscrição
alunos regulares: 09 a 22/01/2023
alunos especiais: 23 a 26/01/2023
PLANO DE ENSINO: CRONOGRAMA PREVISTO (verifique sempre as atualizações)
AULA 01 17/03 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Euler Sandeville
resumo crítico: ----
AULA 02 24/03 UMA PAISAGEM PARA O MUNDO
Euler Sandeville
resumo crítico: MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 1997. aqui em inglês e outras edições antigas ou sobre T. Morus). Veja FOLGER SHAKESPEARE LIBRARY: De optimo reip. statu, deque noua insula Vtopia, 1518. PR2321.U82 1518 Cage
AULA 03 31/03 "FOMOS DESCOBERTOS"
Euler Sandeville
resumo crítico: VESPÚCIO, Américo. Mundus Novus. Carta a Lorenzo di Piefrancesco dei Medici. In Novo mundo: as cartas que batizaram a América. Prefácio: Antonio Edmilson Martins Rodrigues – 1. ed. – Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. 130 p.; 21 cm. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 38). pag 3 a 14.
(disponível em inglês e outras edições aqui).
“Terra Brasilis”, 1519, Lopo Homem, auxiliado por Pedro e Jorge Reine, 42x59 cm. Integra o "Atlas nautique du Monde" (“Atlas Miller”, cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel ilustrado pelo miniaturista António de Holanda).
---- 07/04 PÁSCOA
AULA 04 14/04 PAISAGENS CARTOGRAFADAS: VILAS, CIDADES E SERTÕES
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
resumo crítico: a definir
---- 21/04 TIRA-DENTES
AULA 05 28/04 O INVENTÁRIO DOS TRÓPICOS: A AVENTURA DAS PLANTAS E DOS BICHOS
Euler Sandeville
resumo crítico: SILVA, José Bonifácio de Andrada e; ANDRADA, Martin Francisco Ribeiro de. Viagem mineralógica na Província de São Paulo. Separata do Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 16, março de 1954, p. 66 a 74 e n. 17, julho de 1954, p. 52-62.
DOWLOAD: 1 parte 2 parte
WILLEM PISO E GEORG MARKGRAF - "HISTORIA NATURALIS BRASILIAE" 1648. Historia naturalis Brasiliae … : in qua non tantum plantae et animalia, sed et indigenarum morbi, ingenia et mores describuntur et iconibus supra quingentas illustrantu.
AULA 06 05/05 OLHARES PARA O BRASIL: NACIONAIS E ESTRANGEIROS
Euler Sandeville
resumo crítico: MARTIUS, Karl Friedrich Von. Como se deve escrever a Historia do Brasil. Dissertação Oferecida ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, pelo dr. Carlos Frederico Ph. De Martius acompanhada de uma biblioteca brasileira, ou lista das obras pertenecentes a Historia do Brasil. Revista de Historia de América, no. 42 (Dec., 1956), pp. 433-458 [Revista do IHGB em 1845]
e:
RUGENDAS, Johann Moritz. Malerische reise in Brasilien 1 v. : il., gravs. color. ; 50 x 35 cm. Stuttgart: Daco Verlag Bläse, 1986; Fac-símile de: Paris, Engelmann & Cie, 1835. [observar as litografias]. Disponível para dowload em Biblioteca digital do Senado Federal, acesso em 28 de dezembro de 2022
AULA 07 12/05 PAISAGEM NA LITERATURA E NA FOTOGRAFIA NO SÉCULO XIX Solange de Aragão
resumo crítico: a definir
AULA 08 19/05 MODERNIDADE EM VERTIGEM: O ELÉTRON INDIVISÍVEL PASSOU PELAS DUAS FENDAS!
Euler Sandeville
resumo crítico: a definir
AULA 09 26/05 "UMA BANANEIRA QUE ME LEMBRASSE QUE EU ESTAVA NOS TRÓPICOS"
Euler Sandeville
resumo crítico: AMARAL, Tarsila. Pintura Pau-Brasil e Antropofagia. RASM - Revista Anual do Salão de Maio [1939]. São Paulo: Prol editora, Facsímile, 1984, s. p. [leitura da p. 39 a 43]
AULA 10 02/06 A FLORESTA, O CERRADO E O PROGRESSO
1. IMAGENS DA NATUREZA E PAISAGEM DE BRASÍLIA. Gabriel Fernandes
2. PAISAGISMO MODERNO (tema a confirmar). Euler Sandeville
resumo crítico: Relatório do Plano Piloto de Brasília / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) (Iphan) Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal ; coordenação e organização, Carlos Madson Reis, Claudia Marina Vasques e Sandra Bernardes Ribeiro 4. ed.. – Brasília, DF : Iphan-DF, 2018
---- 09/06 CORPUS CHRISTI
AULA 11 16/06 "NADA SERÁ COMO ANTES"
Euler Sandeville
resumo crítico: CORDEIRO, Waldemar. Uma nova variável para o modelo de organização territorial: a evolução dos meios eletrônicos de comunicação. In Waldemar Cordeiro, uma aventura da razão. São Paulo, MAC-USP, 1986, 161-165.
ou:
AULA 12 23/06 A NATUREZA TROPICAL CONTEMPORÂNEA
Euler Sandeville
resumo crítico: a definir
AULA 13 30/06 "SEM LENÇO NEM DOCUMENTO", POÉTICAS E VISÕES DE MUNDO EM CONFRONTO
Euler Sandeville
resumo crítico: será proposta uma seleção de músicas entre 1940 e 1970 ou uma seleção de filmes
AULA 14 07/07 NÃO VIOLÊNCIA ATIVA, JUSTIÇA E PAZ
Euler Sandeville
resumo crítico: a definir
AULA 15 14/07 FANTASIAS DE BRASIL: O FUTURO DE UM PASSADO. QUE TEMPO É ESTE?
resumo crítico: -----
Página pública (detalhe) "Filmes brasileiros" da Netflix. Consulta em 28 de dezembro de 2022, o linque "Avisos legais", de 2018, não apresentava restrição ao uso de imagem, exceto como comercialização ou patrocínio.
A disciplina será oferecida em modo remoto síncrono, através de plataforma Zoom e eventualmente Google Meet ou outra similar. É obrigatória a disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos nas aulas remotas para garantir a interação mútua entre os alunos e com o professor. A forma de controle da frequência nas aulas será remota síncrona, com frequência mínima de 75% na disciplina. As aulas poderão ser gravadas e eventualmente disponibilizadas publicamente, porém a participação e frequência na disciplina permanece presencial (ao vivo) em modo remoto síncrono. Metodologias ativas de ensino, atividades de cooperação e colaboração entre os alunos serão mobilizadas, por meio de seminários sobre documentação primária e secundária e interpretação de filmes, conforme será indicado a cada oferecimento da disciplina. A interação entre aluna/aluno e professor se dará durante as aulas, podendo-se eventualmente utilizar de apoio de aplicativo de mensagens ou e-mail. Caso o aluno deseje utilizar a sala pró-aluno para acesso às aulas remotas, deverá procurar o setor verificando disponibilidade e horários de funcionamento e mediante realização de agendamento prévio.