a natureza e o tempo (o mundo)

apresentação      a antiguidade dos mundos      a brevidade do presente      brasis      ensino


ENSINO
graduação     pós-graduação     +cursos     publicações     apoio


LINHA DE PESQUISA DOCENTE EM HISTÓRIA DA CULTURA E DA PAISAGEM
ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO FAU USP




AUP5871 - REPRESENTAÇÕES DA PAISAGEM BRASILEIRA: NATUREZA, ARTE E CULTURA 2023
TEMA 2023: UM NOVO MUNDO POR DESCOBRIR
Professor Responsável. Euler Sandeville Junior
Palestrantes convidados: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Solange de Aragão, Gabriel Fernandes.
Período: 17/03/2023 a 14/07/2023 (15 semanas)
A disciplina será integralmente oferecida em modo remoto síncrono


apresentação da proposta da disciplina
Bibliografia específica ↑
Programa registrado no sistema Janus (Objetivo, Justificativa, Biblio etc.) ↑
(Todos os linques a seguir abrem em nova janela)
informações sobre inscrição
alunos regulares: 09 a 22/01/2023
alunos especiais: 23 a 26/01/2023



PLANO DE ENSINO: CRONOGRAMA PREVISTO (verifique sempre as atualizações)


AULA 01 17/03 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Euler Sandeville

resumo crítico: ----



I PARTE. UM NOVO MUNDO (XV-XVIII): PARAÍSO E INFERNO NOS TRÓPICOS

Imaginário Medieval, Paraíso e a Invenção da América. O novo mapa do mundo. A construção do imaginário de um Novo Mundo. A construção de uma natureza tropical brasileira. A catalogação do mundo. A exploração da terra e territorialidades em contradição. Os homens e as paisagens.



Xilogravura por Ambrosius Holbein de uma edição de 1518 de Utopia, 17.8x11.8 cm.


AULA 02 24/03 UMA PAISAGEM PARA O MUNDO
Euler Sandeville

resumo crítico: MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 1997. aqui em inglês e outras edições antigas ou sobre T. Morus). Veja FOLGER SHAKESPEARE LIBRARY: De optimo reip. statu, deque noua insula Vtopia, 1518. PR2321.U82 1518 Cage


AULA 03 31/03 "FOMOS DESCOBERTOS"
Euler Sandeville

resumo crítico: VESPÚCIO, Américo. Mundus Novus. Carta a Lorenzo di Piefrancesco dei Medici. In Novo mundo: as cartas que batizaram a América. Prefácio: Antonio Edmilson Martins Rodrigues – 1. ed. – Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. 130 p.; 21 cm. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 38). pag 3 a 14.
(disponível em inglês e outras edições aqui).


“Terra Brasilis”, 1519, Lopo Homem, auxiliado por Pedro e Jorge Reine, 42x59 cm. Integra o "Atlas nautique du Monde" (“Atlas Miller”, cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel ilustrado pelo miniaturista António de Holanda).


---- 07/04 PÁSCOA


AULA 04 14/04 PAISAGENS CARTOGRAFADAS: VILAS, CIDADES E SERTÕES
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno

resumo crítico: a definir


---- 21/04 TIRA-DENTES


AULA 05 28/04 O INVENTÁRIO DOS TRÓPICOS: A AVENTURA DAS PLANTAS E DOS BICHOS
Euler Sandeville

resumo crítico: SILVA, José Bonifácio de Andrada e; ANDRADA, Martin Francisco Ribeiro de. Viagem mineralógica na Província de São Paulo. Separata do Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 16, março de 1954, p. 66 a 74 e n. 17, julho de 1954, p. 52-62.
DOWLOAD:         1 parte         2 parte


WILLEM PISO E GEORG MARKGRAF - "HISTORIA NATURALIS BRASILIAE" 1648. Historia naturalis Brasiliae … : in qua non tantum plantae et animalia, sed et indigenarum morbi, ingenia et mores describuntur et iconibus supra quingentas illustrantu.




II PARTE. UM MUNDO MODERNO (XIX-XX): “SAÍMOS EM BUSCA DO BRASIL”

Viajantes e as expedições científicas no início do século XIX. O olhar do estrangeiro e do nacional e as representações do Brasil. Uma nação nos trópicos. A construção de uma paisagem tropical brasileira. Natureza e modernidade. Paisagens construídas. Visões da natureza, da cidade e da cultura no âmbito de um projeto de modernidade no século XIX e XX no Brasil.



AULA 06 05/05 OLHARES PARA O BRASIL: NACIONAIS E ESTRANGEIROS
Euler Sandeville

resumo crítico: MARTIUS, Karl Friedrich Von. Como se deve escrever a Historia do Brasil. Dissertação Oferecida ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, pelo dr. Carlos Frederico Ph. De Martius acompanhada de uma biblioteca brasileira, ou lista das obras pertenecentes a Historia do Brasil. Revista de Historia de América, no. 42 (Dec., 1956), pp. 433-458 [Revista do IHGB em 1845]
e:
RUGENDAS, Johann Moritz. Malerische reise in Brasilien 1 v. : il., gravs. color. ; 50 x 35 cm. Stuttgart: Daco Verlag Bläse, 1986; Fac-símile de: Paris, Engelmann & Cie, 1835. [observar as litografias]. Disponível para dowload em Biblioteca digital do Senado Federal, acesso em 28 de dezembro de 2022


AULA 07 12/05 PAISAGEM NA LITERATURA E NA FOTOGRAFIA NO SÉCULO XIX Solange de Aragão

resumo crítico: a definir



1889, Rio de Janeiro, Botafogo. Foto de Marc Ferrez, Coleção Princesa Isabel. In LAGO, Bia Corrêa do; LAGO, Pedro Correa do. Coleção Princesa Isabel: Fotografia do século XIX. Capivara, 2008.



AULA 08 19/05 MODERNIDADE EM VERTIGEM: O ELÉTRON INDIVISÍVEL PASSOU PELAS DUAS FENDAS!
Euler Sandeville

resumo crítico: a definir


AULA 09 26/05 "UMA BANANEIRA QUE ME LEMBRASSE QUE EU ESTAVA NOS TRÓPICOS"
Euler Sandeville

resumo crítico: AMARAL, Tarsila. Pintura Pau-Brasil e Antropofagia. RASM - Revista Anual do Salão de Maio [1939]. São Paulo: Prol editora, Facsímile, 1984, s. p. [leitura da p. 39 a 43]


AULA 10 02/06 A FLORESTA, O CERRADO E O PROGRESSO
1. IMAGENS DA NATUREZA E PAISAGEM DE BRASÍLIA. Gabriel Fernandes
2. PAISAGISMO MODERNO (tema a confirmar). Euler Sandeville

resumo crítico: Relatório do Plano Piloto de Brasília / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) (Iphan) Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal ; coordenação e organização, Carlos Madson Reis, Claudia Marina Vasques e Sandra Bernardes Ribeiro 4. ed.. – Brasília, DF : Iphan-DF, 2018


"Delta Vega Cracking Station. The late Albert Whitlock's iconic matte painting of the cracking station on Delta Vega as featured in the second pilot of Star Trek from 1965. The story was later edited slightly and made into the TOS episode Where No Man Has Gone Before. Note that this shot, showing the entire landing party, was not used in the episode, though the matte did appear several times with Dehner and Kirk standing in the doorway in the most similar view. This painting was obviously meant to suggest a futuristic oil refinery; in fact, maybe it looks a bit too much like an oil refinery. The same art was slightly reworked and used as the Tantalus penal colony in the first-season episode "Dagger of the Mind." The curved, four-pointed star shapes on the building at the right were a ubiquitous feature of architectural, industrial and product design of the 1960s, and quickly became a cliché." Disponível em flickr.com-birdofthegalaxy, acesso em 28 de dezembro de 2022.


---- 09/06 CORPUS CHRISTI



UM NOVO MUNDO III: VISLUMBRES DE NÓS MESMOS: UM NOVO TEMPO?

"nada será com antes" ("então atravessei o fogo")
Paisagem Brasileira e Brasis. Representações e imaginário do Brasil e da cidade. Que tempos são estes? Representações nas artes, no urbanismo e no cinema. Que heranças e esperanças nos despertam ou nos assombram? Os sentidos de um longo presente. Intuições e recusas sobre o outro e si mesmo. Visões depreciativas ou enaltecedoras da diferença. A invenção do Brasil na Historiografia: o Brasil como problema




Os Mutantes, Agosto de 1969, Brazilian National Archives, Public domain, via Wikimedia Commons


AULA 11 16/06 "NADA SERÁ COMO ANTES"
Euler Sandeville

resumo crítico: CORDEIRO, Waldemar. Uma nova variável para o modelo de organização territorial: a evolução dos meios eletrônicos de comunicação. In Waldemar Cordeiro, uma aventura da razão. São Paulo, MAC-USP, 1986, 161-165.
ou:


AULA 12 23/06 A NATUREZA TROPICAL CONTEMPORÂNEA
Euler Sandeville

resumo crítico: a definir


Estudo para Estrutura Ambiental para São Paulo, Euler Sandeville e Bruna Palma, Instituto da Paisagem, 2020. Disponível em SANDEVILLE JR., Euler, PALMA, Bruna Feliciano. Por uma Estrutura Ambiental para a Cidade de São Paulo: Potencialidades e Impasses. São Paulo: Anais do Fórum SP 21. Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo [2021]



AULA 13 30/06 "SEM LENÇO NEM DOCUMENTO", POÉTICAS E VISÕES DE MUNDO EM CONFRONTO
Euler Sandeville

resumo crítico: será proposta uma seleção de músicas entre 1940 e 1970 ou uma seleção de filmes


AULA 14 07/07 NÃO VIOLÊNCIA ATIVA, JUSTIÇA E PAZ
Euler Sandeville

resumo crítico: a definir


AULA 15 14/07 FANTASIAS DE BRASIL: O FUTURO DE UM PASSADO. QUE TEMPO É ESTE?

resumo crítico: -----


Página pública (detalhe) "Filmes brasileiros" da Netflix. Consulta em 28 de dezembro de 2022, o linque "Avisos legais", de 2018, não apresentava restrição ao uso de imagem, exceto como comercialização ou patrocínio.


A disciplina será oferecida em modo remoto síncrono, através de plataforma Zoom e eventualmente Google Meet ou outra similar. É obrigatória a disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos nas aulas remotas para garantir a interação mútua entre os alunos e com o professor. A forma de controle da frequência nas aulas será remota síncrona, com frequência mínima de 75% na disciplina. As aulas poderão ser gravadas e eventualmente disponibilizadas publicamente, porém a participação e frequência na disciplina permanece presencial (ao vivo) em modo remoto síncrono. Metodologias ativas de ensino, atividades de cooperação e colaboração entre os alunos serão mobilizadas, por meio de seminários sobre documentação primária e secundária e interpretação de filmes, conforme será indicado a cada oferecimento da disciplina. A interação entre aluna/aluno e professor se dará durante as aulas, podendo-se eventualmente utilizar de apoio de aplicativo de mensagens ou e-mail. Caso o aluno deseje utilizar a sala pró-aluno para acesso às aulas remotas, deverá procurar o setor verificando disponibilidade e horários de funcionamento e mediante realização de agendamento prévio.








Desenho Euler Sandeville Jr.




estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas

sobre/contato


Este mundo está em guerra, embora amemos a paz




Animação de Euler Sandeville, provável 2001
gerar ideias de ações melhores para o Século 21.

religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.


^ retornar ao início da página


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb